terça-feira, 19 de abril de 2011

The Seven Deadly Sins - Pride

Bom pessoal, aqui estou eu de novo. Acho que pulei várias datas e acontecimentos importantes, que seriam interessantes para o blog, como o dia do amigo e a chacina em Realengo. Mas eu realmente não estava com tempo para parar aqui. 
Mas, continuando minha saga pela vivência dos sete pecados capitais, o escolhido da vez foi a SOBERBA. Este pecado está diretamente ligado ao orgulho excessivo, arrogância e vaidade. A soberba é considerado um pecado supra, ou melhor, O pecado supra. O pior de todos os pecados, segundo a Igreja Católica, com o qual o demônio levará o mundo ao caos. "As manifestações de soberba podem ser individuais ou grupais. Em termos grupais, podemos exemplificar o nacionalismo xenófobo como uma faceta da soberba. Também todos os tipos de racismocorporativismoelitismo, doutrina de povos escolhidos ou eleitos e outras concepções semelhantes, em que um grupo se firma na crença de que é superior, demonstram matizes da soberba. A manipulação da soberba, do orgulho e da pretensão de superioridade de um grupo ou nação pode mobilizar conflitos armados, onde tais sentimentos de uma massa humana pouco crítica servem aos interesses políticos, econômicos, ideológicos ou religiosos de seus líderes. Exemplo recente encontra-se na doutrina de superioridade da raça Ariana, que serviu de base ideológica para arrigimentar uma nação e desencadear uma Guerra Mundial. Além deste, podem ser citados o regime de Apartheid que vigorou na África do Sul, a atitude dos colonizadores europeus nosséculos XIX e XX, a atitude recíproca da parcela radical de árabes e judeus, o sistema de castas da sociedade indiana, a Ku Klux Klan norte-americana, entre inúmeros outros. Também observa-se processo semelhante na grande maioria das guerras religiosas registradas na História, o que vem contabilizando um sem-número de mortes, mutilações, retaliações, revanchismos e hostilidades de vários gêneros."
Como podemos ver, a soberba está disseminada entre nós, e no coração de cada um. Ao contrário dela, a humildade se torna a maior das virtudes, mas sendo encontrada em poucos. 
A soberba não é privilégio dos ricos. Os pobres também podem experimentar a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. Não só através de bens materiais, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações. 
O soberbo vive enamorado consigo mesmo, gosta de se mostrar, quer despertar inveja e admiração ”eu sou feito purpurina, se uma luz não me ilumina, não estou pronta prá brilhar”, diz a canção popular. O soberbo quer sempre estar no topo. Não pode viver sem platéia. Nossa civilização está calcada no orgulho e na presunção; não aceita competidores; não tolera dissidentes; por isso tende a ser destruída. A Humildade, sem subserviência, é a essência da sabedoria.

Cuidado com a soberba pessoal, vai ver ser igual aos outros em algumas coisas não é tão ruim quanto nós pensamos. Hahaha, mas deixa isso pra lá, quem sabe depois disso você não quer entrar na academia, e ganhar aquele corpo perfeito pra exibir por aí? Aposto que todos te invejariam por causa disso! 

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário