terça-feira, 5 de abril de 2011

The Seven Deadly Sins - Wrath

Bom pessoal, resolvi fazer uma série de posts diferentes. Nos próximos dias dessa semana, vou escrever a cada dia sobre um pecado capital diferente. Hehehe.. sei que isso parece estranho, que algumas religiões não condizem com isso, mas isso vai ser interessante, pra vocês saberem um pouco mais sobre cada um dos 7, e claro, descobrir em qual você se perde mais.
Resolvi começar com a IRA. Não me perguntem porque, mas é o pecado mais banalizado hoje em dia, nem mesmo a luxúria, que não deve ser realizada na frente de outros, pode contra a Ira, no que diz respeito à ser mostrado, e muitas vezes, vangloriado. Guerras, assassinatos, grupos de extermínio,  brigas de família, a Ira está disseminada em todo lugar. 
Segundo o dicionário Aurélio, ira é cólera, raiva, indignação, desejo de vingança. É preciso distinguir entre a ira ou cólera; e raiva ou ódio. O ódio e a raiva, de certa forma, são a ira reprimida. São emoções totalmente destrutivas tanto para os que as sentem como para quem se torna objeto delas. A ira é um impulso momentâneo. Que nos trás de volta nossos instintos mais assassinos, nos fazendo gritar injustiças e ofensas, sem nem mesmo gaguejar.
Pessoas que se comportam de maneira feroz, animal, destrutiva, agressivas, demonstram imaturidade. Se a ira causa um desejo descontrolado de vingança, está diretamente associada a desonra, brigas, indignação, a agressividade exagerada, a qual desencadeia hostilidade e destruição. É um estado de descontrole, que chega a modificar o semblante, a expressão facial. 
Mas existe um modo de controlar a ira, que foi aperfeiçoado ao longo do tempo, que é a razão. O homem se utiliza da racionalização de outro sentimento como mecanismo de defesa. O problema é justamente quando o mecanismo de defesa falha. Por exemplo, se na sua infância, ocorreram eventos como falta de amor e violência, você acaba passando isso para a frente, porque seu mecanismo de defesa baseado na crença de amor, falhou. Nesse caso, devemos saber qual é o ponto fraco e reforçá-lo. 
Todos nós sentimos, estamos sentindo e ainda sentiremos algumas vezes mais a Ira. Nada escapa dela, ainda mais nos dias atuais. O problema é: será que posso me controlar? Pense nisso, veja se você se encaixa nessa descrição, e aguarde os próximos posts. Porque todos, sem excessão, estamos fadados a praticar os sete pecados. Todos de uma vez, um por vez, ou apenas um vício maior, todos passaremos por um deles.


Abraços

2 comentários: